Seguidores

quarta-feira, 30 de abril de 2014





DISCIPLINAR E JUSTIFICAR

A disciplina quando exercida com propósito de corrigir o erro, obtém um resultado: a correção!
Já a justificativa, encobre um erro, e obtém outro resultado: a acomodação.
Muito se tem confundido os termos: corrigir com julgar, quando na verdade justificar é condenar. Visto que na correção resulta a mudança para melhor, e na justificativa nada se altera.
Em todas as áreas de nossas vidas, em tudo e em todo lugar, há a necessidade de disciplinar.
Entretanto, parece que a grande maioria das pessoas a coloca somente dentro da escola. Infelizmente, e nem sempre, as escolas a tem aplicado. Muitos professores também não, e muito menos ainda os pais. Sendo assim temos: filhos e alunos indisciplinados, e eles estão em toda parte.
Muitas são as justificativas para a não efetivação do uso de disciplina, ou por falta de: tempo, coragem e ou vontade.
Ser discípulo, e ter disciplina é ser aluno de Cristo, é ser disciplinado. Pois este é o que aprende para ensinar. O discípulo é corrigido, moldado como o barro, se transformando e sendo aprendiz. O justificado é resistente e não quer a melhora.
Ser justificador é usar de justificativas para não fazer o acerto, e termina justificando que errar é humano, tornando o homem um eterno errante, e doente.
O propósito de Jesus foi salvar, e nisso consiste a CURA. Já o justificador obtém apenas o ALÍVIO, o engano.
Na disciplina há o compromisso. Na justificativa há a omissão. Pois na primeira, o professor faz a sua parte. Se não faz nada, ele termina sendo cúmplice do erro.
Ninguém se matricula em uma escola e sai dela, da mesma forma que entrou, sem aprender nada. Se isso acontece e na prática até pode acontecer... O resultado é conceder um diploma sem que a escola, o professor e o aluno não tenham exercido nem a meta e nem o objetivo de ensinar para formar, mas sim: o enganar para informar. Quando você forma um aluno, você o prepara para a vida, quando você informa você o desprepara.
A vida ensinará quantas vezes for necessário, assim como uma roda gigante e dará quantas voltas for preciso. Mas o ingresso é único, Jesus já pagou o preço. Você não nasceu para fazer um passeio no parque de diversões, ou será que veio? A escolha é sua.

Inspirada na Bíblia:
Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. HEBREUS 12:6-8