Seguidores

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

UMA PARTE DO TODO !



 

 A palavra coração aparece 826 vezes na Bíblia. Deus conhece o coração !

Em Provérbios 4-23 cita o coração.Por que não  o cérebro ? Por que são as emoções que nos domina. Entre tantas ,somos afetados até mesmo quando não percebemos. Sim, se você está doente, é porque seu corpo não encontrou nenhuma outra forma de chamar sua atenção para um problema que  normalmente você não consegue resolver. E não é aquilo que você pensa, mas aquilo que você sente. Você pode muito bem saber onde está um objeto e não vê-lo só por que está tenso, nervoso... Quem dominou ? O coração !
Quanto mais emotiva, mais intensa é a pessoa, mais afetada será se não souber entender, absorver, resolver, responder ao que acontece. O mais importante não é o que acontece com você, mas como você reage ao que lhe acontece. É de fora pra dentro e vice-versa.
Todas as emoções, além de afetarem determinados órgãos diretamente, afetam o coração indiretamente. No caso da raiva, ela aumenta o fluxo de sangue no coração. A raiva pode vir disfarçada de inconformidade, revolta, indignação, medo, entre tantas...será sempre emoção.
Jesus em Mateus 9, disse: " que não veio para os que tem saúde, mas para os doentes." Por que , ele não disse que veio retirar as doenças do mundo , mas sim curar quem está doente? É por que há uma diferença em estar adoecendo, ficar e adoecer. Quando se descobre a doença antes, iremos evitar de adoecer, mas se descobrirmos o que nos faz adoecer, evitaremos a doença e não ficaremos mais doentes, e assim teremos a cura.
Em Isaías 53-4  " Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças "
Muitas vezes as decepções, o excesso de expectativa, os enganos, o medo, entre outras emoções , faz com que ao invés de raiva , a pessoa sinta culpa. O pior , sem perceber. A única forma de curar-se é: CONSCIENTIZAR-SE daquilo que nos afeta, e como afeta. Assim, passa-se a REAGIR ao que acontece de forma diferente, transmutando em benefício, e em equilíbrio emocional.
Infelizmente a medicina deixou de ser completa e passou a ver o homem por partes, deixou de ser sensível, de conhecer e perceber o paciente. Ela se baseia apenas em exames clínicos, assim vê apenas a doença e não o doente e ainda não questiona o antes, do por que  de estar adoecendo. Tudo muito prático, rápido e objetivo. E por vezes incompleto e sem solução.
Somente nós mesmos podemos perceber o que nos afeta. Observar, refletir. Não nos esqueçamos, quem mais depois de Deus conhece o que sentimos, pensamos e como reagimos ? Conforme em Salmos  147-3 "Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas."